todos




Há muitos séculos atrás partiram barcos de Lisboa com o objectivo de descobrir o Mundo. De desenhar novos mapas, navegar por "mares nunca dantes navegados". Era a época dos Descobrimentos. Agora, que já está tudo mais ou menos descoberto, chegámos à época da Globalização. Bem presente em todos os aspectos fundamentais duma sociedade moderna e em constante renovação.
Não é por isso de espantar que, séculos depois de termos ido de encontro aos mais variados povos e cantos do mundo, eles venham agora até nós. Enriquecer-nos com a sua experiência. Apresentar-nos a sua cultura e o seu modo de viver. Ensinar-nos que, afinal de contas, estamos inseridos não só numa comunidade Europeia mas também numa comunidade global. É chegada a hora de abrirmos os braços a quem nos quer também conhecer. Como nós o quisemos há séculos atrás. E Lisboa em 2009 não é só a capital de Portugal mas também uma das capitais do mundo moderno. Global. Pleno de Liberdade. Lisboa é uma encruzilhada de Mundos. E ainda bem!
Temos, por isso, um festival multi-cultural entre os dias 10 e 13 deste mês, com epicentro óbvio no Martim Moniz, em que vamos poder ouvir, ver, ler, apreender, saborear, cheirar tudo aquilo que estas diferentes culturas têm para nós. Espero que este encontro sirva de ponte entre todas as etnias, raças e credos que connosco habitam esta bela cidade. Que seja também o princípio duma bela amizade e uma grande festa de boas vindas! Toda a programação aqui. Eu vou!

0 comentários: