disco perdido #1



"Money Jungle" Duke Ellington, Charlie Mingus, Max Roach

Este disco é o resultado do único encontro em estúdio destes três génios. Cada um deles foi, sem dúvida alguma, revolucionário na abordagem ao seu instrumento. Como podemos pensar no piano em Jazz sem nos lembrarmos de Duke Ellington? Ou como escrever a História do contrabaixo no Jazz sem a revolução despoletada por cada nova gravação de Charlie Mingus? E o que seria de tantos modernos bateristas de Jazz sem a precisão percussiva de Max Roach? Mas este disco não vale só pelas interpretações individuais porque sente-se o esforço de todos para nos fazer acreditar que este é um trio muito rodado e já solidificado... E os temas? Temos aqui quatro estreias ellingtonianas: "Money Jungle", "Fleurette Africaine", "Very Special" e "Wig Wise". Por outro lado, ouvimos novas roupagens para três standards: "Warm Valley", "Caravan" e "Solitude". Em termos de som, existe uma edição (em CD Blue Note 2002) remasterizada em 24-bit e com alguns takes alternativos que faz justiça à gravação original.

Como diz Duke Ellington na falsa partida de "Backward Country Boy Blues", em que a introdução de Charlie Mingus é interrompida pelo produtor Alan Douglas, "Ah, that was so good... that was sweet..."

da Alma (XVI)




Obrigado João Aguardela pelo teu Megafone. Por nunca teres desistido da tua ideia de Música Moderna Portuguesa sem copiar o que vem "lá de fora". Um adeus cheio de respeito e ainda maior admiração. Com saudades.

da Alma (XV)




O grupo ImprovEverywhere, de New York, contribuiu, desta maneira, para o projecto "In An Absolut World". Mais sobre esta iniciativa com resultados bastante interessantes, aqui.

da Alma (XIV)



Bars & Tones from André F. Chocron on Vimeo.

da Alma (XIII)



"24 Postcards In Full Colour" de Max Richter

Max Richter é um compositor que nasceu na Alemanha e estudou piano em Edimburgo e em Florença com Luciano Berio. Há muitos anos a residir no Reino Unido, começou por fundar um ensemble de música contemporânea, no qual interpretou obras de Part e Reich entre outros, e acabou por colaborar com ilustres figuras da música electrónica da cena de Londres, como Future Sound Of London e Roni Size. Da experiência adquirida nestes dois mundos resultaram quatro álbuns a solo, desde 2002. Tem, também, composições suas no recente filme de animação "Waltz With Bashir", em exibição em algumas salas de cinema desde o princípio do ano. O seu trabalho mais recente é, porém, uma obra chamada "24 Postcards In Full Colour". São 24 pequenas peças, ou "postais", compostas para piano, electrónica e cordas. Estas faixas foram escritas com o objectivo de serem utilizadas como ringtones para o telemóvel. Podem ouvi-las, e ao mesmo tempo ver os postais, aqui.
Para finalizar, Max Richter em discurso directo:
"I guess I make the music I would make if I had the background that I have. So, someone who has studied piano and composition, has a couple of music degrees, was young when electronica was starting to happen, witnessed the aftermath of punk and who listened to a lot of stuff and read a lot of novels...It all feeds in to what I do - a kind of hybrid- written down- classical - electronic- experimental music. A few people have called it post-classical, which is as good a name as any..."

da Alma (XI)


Neste domingo de Inverno frio, mas sem chuva, a oportunidade perfeita para redescobrir a vida e obra dessa grande pintora portuguesa Vieira da Silva. Em exposição no Museu Berardo, no CCB, uma bela retrospectiva duma artista que merece maior reconhecimento, tal a qualidade e criatividade dos seus trabalhos. Não liguem ao senhor que anda lá pelos corredores a falar de hiper-realismo. Merecia todo um sketch de "Os Contemporâneos".